Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

REVISANDO AS LEIS DE NEWTON

Tarefa 1 - "Revisando as Leis de Newton"

Teste Revisando as Leis de Newton

Tarefa 2 - Agora é resolver um teste on-line para verificar o que você assimimou. Envie , no final, suas respostas.

Interpretando as "tirinhas"

Tarefa 3 - Mais uma atividade! Agora , nos Comentários, poste a qual lei se refere cada uma das tirinhas que você tem disponível após clicar na Tarefa 3.

Sou um Cartunista físico!

Tarefa 4 - Esta atividade é para ser desenvolvida em casa. Como você deve ter notado, mais de uma vez , foi abordado o assunto com o recurso de “tirinhas”. O próximo desafio, é criar uma para cada uma das Leis de Newton; procure ser criativo e utilizar situações do cotidiano (deve ser entregue na próxima aula). No blog, abaixo desta tarefa, tem outro exemplo para sua "inspiração"...

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ELETROMAGNETISMO

O Eletromagnetismo é o nome que se dá ao conjunto de teorias que Maxwell, apoiado em outras descobertas, desenvolveu e unificou para explicar a relação existente entre a eletricidade e o magnetismo. Para produzir energia elétrica é necessário o consumo de uma forma de energia qualquer. Na época de Faraday somente a energia química, obtida das pilhas e baterias, era transformada em energia elétrica. No entanto, a geração de energia elétrica para alimentar as grandes indústrias, por exemplo, através desse método não era adequado. No ano de 1831, Faraday descobriu o fenômeno da indução eletromagnética, o qual revolucionou o estudo do eletromagnetismo. Graças a essa descoberta, foi possível construir aparelhos que funcionam através da indução eletromagnética e que transformam energia mecânica em energia elétrica, como o dínamo, por exemplo. O estudo da eletrodinâmica é focalizado nas cargas elétricas e os efeitos que ela produz nos condutores como, por exemplo, o aquecimento do filamento de uma lâmpada quando percorrida por uma corrente de intensidade i. No estudo do eletromagnetismo é possível ver que a corrente elétrica, além de produzir efeitos no próprio fio, afeta também o espaço ao redor dele, ou seja, a corrente elétrica faz surgir um campo magnético ao redor do fio condutor de eletricidade. O assunto do eletromagnetismo é muito vasto, e seu estudo possibilita o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisas que fazem parte do nosso cotidiano como, por exemplo, o funcionamento da campainha elétrica, os motores elétricos, o funcionamento dos galvanômetros analógicos, o funcionamento das usinas hidroelétricas, os transformadores de tensão, os cartões magnéticos, os aceleradores de partículas, entre muitos outros. Na área da medicina moderna, o eletromagnetismo está aplicado nos diagnósticos por imagem, os quais são feitos através da ressonância nuclear.
Por Marco Aurélio da SilvaEquipe Brasil Escola