Páginas

domingo, 16 de maio de 2010

1. ECO-Mostre o que você sabe!!


1.a) Ocorre o fenômeno do Eco nas imagens abaixo? Clique 1 imagem de cada vez.
Imagem1
Imagem 2

1.b) Quais itens você destaca que são similares nas imagens 1 e 2?

1.c.) Ocorreu de fato o fenômeno de Eco na situação que vocë observa nesta tirinha? Por quê?
Importante: ignore a pergunta que consta abaixo da tirinha -responda estas que constam aqui, ok?

1.d) Veja esta tirinha e responda: Por que o Morcego está dizendo isto?  Relacione com o Fenômeno Físico que estamos estudando...


1.e) Resolva: Num treino, um atirador dispara sua arma diante de um anteparo refletor e ouve o eco do tiro após 6 s. Sabendo que o som se propaga no ar com velocidade de 340 m/s, calcule a distância do caçador ao anteparo.

texto2 - Eco

..... ECO


A reflexão sonora é percebida através de um fenômeno muito curioso conhecido como eco. Para entendê-lo, imagine uma pessoa em um salão amplo que bate palmas uma única vez. Dependendo do tamanho do salão, depois de um curto intervalo de tempo, essa pessoa será capaz de ouvir esse som de palmas novamente.

Isso ocorre porque o som, ao se propagar, acaba encontrando um obstáculo. Ao incidir nesse obstáculo, o som sofre uma reflexão e volta para a fonte, que nesse caso é a pessoa que bateu palmas.

É verdade que na maioria das vezes o eco não é percebido. Isso acontece por um motivo curioso. Para que o ouvido perceba os dois sons (o incidente e o refletido) de maneira distinta, é necessário que eles estejam separados por um intervalo de tempo de pelo menos um décimo de segundo. Por isso que foi mencionado que a sala deveria ser ampla.

Com esse intervalo de tempo e considerando que o som se propaga com velocidade de 340 m/s, a distância mínima existente na sala para se perceber o eco deverá ser de 17 m.

No cálculoutilizamos a famosa equação de velocidade média. Consideramos que o som se propagoa com velocidade constante. Definimos o deslocamento como 2.d, pois estamos considerando a distância de ida mais a distância de volta percorrida pela onda sonora.

O eco é de fundamental importância para os morcegos. Como são criaturas com grau de visibilidade extremamente limitada, eles conseguem perceber os obstáculos à sua frente através da emissão de ultra-sons. Essas ondas, ao baterem nos obstáculos, voltam. Pelo intervalo de tempo entre o som emitido e o refletido, os morcegos conseguem perceber a que distância se encontram dos obstáculos.
Retirado do site http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u56.jhtm * autor: Paulo Augusto Bisquolo é professor de física do colégio COC-Santos (SP).

A REFLEXÃO do som obedece às leis da reflexão ondulatória nos meios materiais elásticos. Simplificando, quando uma onda sonora encontra um obstáculo que não possa ser contornado, ela "bate e volta". É importante notar que a reflexão do som ocorre bem em superfícies cuja extensão seja grande em comparação com seu comprimento de onda.
(recortado do site http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reflexao-do-som/reflexao-do-som.php)